Home | PALAVRA DO PASTOR

PEDIR E DAR -SE VOS Á Lucas 11:9-13 02/02/07

PEDI E DAR-SE VOS-A  
A palavra de Deus nos orienta a pedir para receber. Quem pede recebe, quem não pede não recebe - isso é um princípio. Entretanto, precisamos saber o que pedir, pois, Deus só atende aos pedidos que estão segundo a sua vontade, segundo a Sua palavra. Sendo assim, precisamos pedir de acordo com as Escrituras, pois Elas expressão a vontade do nosso Deus.

Eu não vou através desta breve elucidação esgotar esse assunto. Quero apenas despertar você para pensar nisso de forma mais objetiva e então vascular as Escrituras sagradas em busca de preciosas revelações de Deus sobre esse assunto tão presente à nossa vida diária. Sempre que compramos um equipamento, por mais simples que seja ele traz consigo um manual de instrução do fabricante. E nenhuma avaria é ressarcida pelo fabricante se o equipamento não for usado de acordo com as especificações contidas no referido manual. É o famoso "mau uso". A Bíblia é o manual de instrução do fabricante concernente a nós. Se quisermos funcionar na totalidade da nossa capacidade, sem risco, precisamos funcionar de acordo com ela.


Em Mateus 6:24 o nosso Senhor Jesus disse aos seus discípulos e eu sinceramente creio que eu e você somos discípulos do Senhor Jesus. Ele disse: "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas. 25 Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? 26 Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? 27 Quais de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? 28 E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. 29  Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. 30  Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? 31  Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? 32  Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; 33  buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.


Essa passagem da Bíblia fala sobre pedir, buscar... Mas, ela é enfática em afirmar que se o foco do nosso pedido for os bens materiais, mesmo aqueles que são essenciais para nossa sobrevivência, nós estaremos servindo as riquezas e consequentemente desprezando o Senhor. Mas, o texto deixa bem claro também que o nosso Pai Celestial sabe que necessitamos de todas essas coisas. O desejo de Deus é a nossa sobrevivência e não a nossa destruição. Deus não é padrasto, Ele é Pai. Amém?

Por outro lado, se pedir-mos, buscar-mos o reino de Deus e a sua justiça todas
essas coisas que necessitamos nos serão acrescentadas. Eu repito: Deus sabe que necessitamos dessas coisas tais como alimento, moradia, roupas, etc. Se sua vida cristã se baseia em pedir essas coisas a Deus eu diria que você está vivendo uma vida cristã onde você e a sua sobrevivência é o centro e tudo e todos têm que girar em torno disso, inclusive Deus. Deus, ao invés de ser o Senhor passa a ser apenas um instrumento da sua bênção. Deus supre a sua necessidade e vai além. Se você, ao invés de apenas se agradar dos benefícios de Deus passar a agradar-se da pessoa de Deus, além de suprir sua necessidade ele te dará o desejo do seu coração, como por exemplo, aquela mulher que clamava ao Senhor Jesus para que curasse sua filha que estava endemoniada (Mateus 15), enquanto ela apenas pedia nada aconteceu, mas, quando ele mudou de atitude interior e adorou ao Senhor ele disse: "seja feito conforme tu queres". Ele não disse: seja feito conforme necessitas, mas ele desse: seja feito como tu queres. Agrada-te do Senhor e ele satisfará os desejos do teu coração. Isso vai além de uma simples necessidade, trata-se de um desejo, talvez até mesmo algo de que eu não necessito, mas que eu quero, mas, tal privilégio só pertence àqueles para quem o Senhor vem em primeiro lugar.

No verso 32 de Mateus 6 o Senhor diz: "Porque os gentios é que procuram todas estas coisas... quem eram os gentios? Falando de uma forma bem simples, os gentios eram pessoas não faziam parte do povo de Deus, embora muitos vivessem geograficamente junto com o povo de Deus. Trazendo isso para os nossos dias seria como alguém que está misturado com o povo de Deus, mas, na prática, não faz parte do povo de Deus. Não basta apenas ir a uma reunião da igreja para ser um discípulo de Cristo. Discípulo são aqueles são batizados em Seu nome e que cumprem as palavras do seu mestre.

...Pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; 33  buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

O reino de Deus, Romanos 14:17 e justiça, paz e alegria no Espírito Santo. Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. "18 Aquele que deste modo serve a Cristo é agradável a Deus e aprovado pelos homens."

Embora este texto das Escrituras também fale sobre comida e bebida a sua aplicação é totalmente diferente de Mateus 6. Neste caso específico, estava acontecendo uma perturbação na igreja sobre tipos de alimentos e bebidas e esta situação estava trazendo ofensa aos irmãos. Então o apóstolo Paulo diz que o reino de Deus não é comida e nem bebida. Portanto, eu não estou usando esse texto para dizer o que o reino de Deus não é. Eu o estou usando para dizer o que o reino de Deus é - o reino de Deus é JUSTIÇA, PAZ E ALEGRIA NO ESPÍRITO SANTO. E se em Mateus 6 o nosso Senhor Jesus disse que se buscarmos o seu reino todas as demais coisas nos serão acrescentadas, em Romanos 14 o apóstolo Paulo, pelo Espírito Eterno nos diz exatamente o que devemos buscar, o que devemos pedir - justiça, paz e alegria no Espírito Santo.

Em Lucas 11:9, novamente falando sobre o ato de pedir o Senhor Jesus nos afirma: "Por isso, vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. 10 Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, abrir-se-lhe-á. 11  Qual dentre vós é o pai que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou se pedir um peixe, lhe dará em lugar de peixe uma cobra? 12  Ou, se lhe pedir um ovo lhe dará um escorpião? 13  Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?

Esse texto é bem específico. Novamente o objeto da petição não são coisas materiais, e sim, a manifestação do Espírito Santo. Digo "manifestação do Espírito Santo" porque você, sendo já um crente nascido de novo já tem o Espírito Santo habitando dentre de si, entretanto, é necessário que esse Espírito Santo que habita dentro de ti se manifeste para que você e as pessoas e coisas à sua volta sejam transformadas. O Espírito Santo está em todo lugar; da igreja ao bordel sua presença é real, portanto, se Ele se manifestar no bordel as pessoas serão tocadas e transformadas pelo seu poder, mas, se Ele não se manifestar ás pessoas não serão tocadas e transformadas, mesmo que estejam na igreja.

Um irmão amado que vive em Boston, USA, me convidou certa vez para dirigir um culto de louvor, adoração e ministrar a palavra de Deus em uma boate no entorno da grande Boston, eu aceitei a participar daquele evento. Senti uma presença toda especial de Deus naquele culto e a manifestação do Espírito Santo foi forte naquele lugar. Pessoas aceitaram a Jesus e algumas outras se reconciliaram com o Senhor naquele dia. Foi simplesmente tremendo. Foi numa quinta feira, os crentes entraram para a boate e fizeram o culto lá dentro. O nosso Senhor Jesus fazia exatamente isso quando se misturava com os pecadores. Conheci em Milão, na Itália, um bar chamado Le pecore, as ovelhas, em português, que fica na zona boêmia de Milão. Quando o bar se enche de fregueses o período de louvor e adoração começa e, muitas pessoas que estão salvas e são membros daquela igreja milanesa foram ganhas naquele Pub. Ou seja, quando o Espírito Santo se manifesta a salvação acontece. Tanto na boate em Boston como no pub na Itália trata-se de uma estratégia de evangelismo que aqueles irmãos receberam. Bendito seja Deus pela disposição e ousadia desses irmãos. Mas, eu já ministrei em reuniões evangélicas onde houve tanto controle humano que não houve manifestação do Espírito Santo. Eu saio frustrado desse tipo de reunião, pois, minha expectativa constante é a manifestação do poder de Deus. Eu sei que existem eventos sociais, mas, o Senhor Jesus quando ia nesses eventos, tais como almoços, casamento, enterro, etc., a manifestação do Espírito o acompanhava.

Nós carecemos da manifestação do Espírito Santo para nós e através de nós. Para nós significa que quando sabemos que o Espírito está se movendo através de alguém nós vamos até lá para sermos tocados. E através de nós significa que somos um instrumento da glória de Deus e que o bem estar espiritual de pessoas dependem de eu estar cheio da glória de Deus, totalmente aberto para que o Espírito Santo se manifeste com o seu poder transformador, pois, "a manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso." (1Coríntios 12:7)
   No estudo bíblico anterior começamos a tratar do assunto do pedir a Deus, abordando o fato de que, o que a Bíblia nos orienta pedir é o Espírito Santo, e, quando ele se manifesta tudo acontece, inclusive todas as coisas materiais que necessitamos para a nossa sobrevivência são acrescentadas a nós. Relembrando o texto de Lucas 11:9: "Por isso, vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. 10 Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate abrir-se-lhe-á. 11 Qual dentre vós é o pai que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou se pedir um peixe, lhe dará em lugar de peixe uma cobra? 12  Ou, se lhe pedir um ovo lhe dará um escorpião? 13  Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?"



No livro de Atos 1:8, ao dizer aos seus discípulos o que eles receberiam determinou a partir daí o que eles deveriam buscar. O Senhor Jesus já falara antes aos discípulos a respeito do Espírito Santo nos capítulos 14, 15, 16 e 17 de João, mas aqui em Atos 1:8 Ele é definitivamente claro ao dizer: "Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra." Ele disse: "permanecei em Jerusalém até que do alto sejais revestidos de poder..." ao falar isso ele não somente determinou o que deveria ser buscado, mas também determinou a intensidade com a qual o revestimento de poder deveria ser buscado, ou seja, ATÉ QUE DO ALTO SEJAS..., trocando em miúdos, ele diz: busquem e não parem até receber, pronto final.
Em Atos 1:14 diz que... "Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele."

Perseveravam, insistiam, pediam, batiam nas portas do céu reivindicando a promessa... Perseveravam unânimes, ou seja, juntos, como uma só pessoa, com um só pensamento, desejando e pedindo a mesma coisa - Senhor reveste-nos do teu poder segundo a tua promessa, dá-nos o teu Espírito Santo agora mesmo, etc., etc., etc.

como você sabe que era isso que os discípulos pediam naquele cenáculo? É muito simples entender isso. Nos recebemos aquilo que pedimos. Em Atos 2:4 diz que ao cumprir o dia de pentecostes, todos estavam reunidos no mesmo lugar, orando, pedindo, e, de repente, veio um som do céu que encheu aquele cenáculo, um barulho santo, e línguas de fogo pousaram sobre cada uma daquelas pessoas que ali estavam e elas começaram a falar em outras línguas segundo o Espírito Santo concedia que falassem. Se nós recebemos somente o que pedimos, e, se eles receberam o Espírito Santo, logo, eles perseveravam unânimes em oração pedindo para que fossem cheios do Espírito Santo de Deus. Se você está animado a pedir alguma coisa a Deus, comece por pedir um enchimento poderoso do Espírito Santo. Depois que você ficar saturado pela sua magnífica presença, se ainda tiver ânimo, peça outras coisas.


Mas, porque devo ser tão obcecado assim pelo Espírito Santo? A questão é muito conclusiva. A Bíblia diz: "Pois há três que dão testemunho no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um. E três são os que testificam na terra: o Espírito, a água e o sangue, e os três são unânimes num só propósito". (1João 5:7,8)

Eu sei que se abordarmos esses versos no aspecto teológico nós encontraremos diversas interpretações, mas, todas elas teriam de concordar em um ponto: o Espírito Santo aparece nas duas dimensões, ou seja, tanto no céu, como na terra, Ele testifica de Cristo. Então, quando falamos: seja feita a Tua vontade tanto na terra como no céu, sabemos que o nosso amigo inseparável, o Espírito Santo está diretamente envolvido nessa ação. Ele é o poder realizador de Deus, tanto no céu quanto na terra e Ele nos ensina a respeito de Jesus, nosso Senhor.


Outra coisa que a Bíblia nos orienta pedir é o perdão de Deus para o pecador que não peca para morte. A respeito deste tipo de pedido específico, e também para compreender o que é pecado para morte e o pecado não para a morte, sugiro que adquira e leia o meu livro "Arrependimento", onde eu e o meu querido amigo, pastor Abe Huber tratamos do assunto do pecado e de como se livrar do pecado e da condenação. E nesse livro, tratamos também da questão: pecado para morte e pecado que não é para morte.


A Bíblia também nos orienta a pedir as nações por herança, dentre outras coisas, mas, como eu disse no início, o meu interesse não é o de esgotar esse assunto, e sim despertar você para que estude o mesmo em sua Bíblia para tirar suas próprias conclusões.

Deus te abençoe e até a próxima oportunidade.
Seu servo e companheiro no Caminho,

 
 

 
Esta mensagem foi enviada por Elias ..
 
 
 
 
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
 
   
 
O que você gostaria de ver mais na EXPOCRISTO 2012
Editoras e Livrarias
Shows com artistas Nacionais
Pastores e Conferências
Confecções e moda Gospel
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
Midia Essencial